Fifa abre cofres e promete fortuna bilionária aos clubes na Copa de 2026
A Fifa confirmou que vai repassar cerca de um bilhão e oitocentos milhões de reais aos clubes que cederem jogadores para as Eliminatórias e para a Copa do Mundo de dois mil e vinte e seis. O valor faz parte da nova edição do Programa de Assistência a Clubes, que agora conta com um fundo recorde de trezentos e cinquenta e cinco milhões de dólares — quase setenta por cento a mais do que o destinado no Mundial do Catar, em dois mil e vinte e dois.
Esse repasse só foi possível depois da renovação do acordo entre a Fifa e a Associação Europeia de Clubes, firmada em março de dois mil e vinte e três. Na prática, todas as equipes que liberarem atletas para os jogos das Eliminatórias e para a fase final do torneio terão direito a uma fatia do orçamento.
Gianni Infantino, presidente da Fifa, destacou que a medida reconhece a importância dos clubes na formação dos atletas e disse que o novo programa representa um avanço ao valorizar financeiramente a contribuição de clubes e jogadores para viabilizar a Copa do Mundo.
Quer ficar por dentro de como a bola rola também fora de campo? Continue ligado no Sports Business quinhentos e vinte, porque aqui o jogo é informação e negócio!
