Após vencer a corrida sprint da etapa de San Marino e abrir vantagem no Mundial de Pilotos da MotoGP, o espanhol Jorge Martin errou na estratégia neste domingo (8) e permitiu a aproximação dos rivais na classificação. O líder da MotoGP estava na segunda colocação na corrida deste domingo em San Marino, atrás de seu principal rival, Pecco Bagnaia, quando a chuva começou a cair na pista italiana.
O piloto espanhol não pensou duas vezes e foi para os boxes trocar sua moto de pista seca, com a qual todos tinham largado, pela configuração molhada, esperando que a chuva se intensificasse, enquanto Bagnaia permaneceu na pista.
Mas isso não só não aconteceu, como, com o decorrer das voltas, a chuva foi diminuindo. Logo ficou claro que a estratégia do #89 tinha dado errado, o que o levou a parar novamente para trocar a moto e ficou em 15º lugar na posição, ficando a frente apenas daqueles que também seguiram sua estratégia.
Apenas uma semana após retornar ao degrau mais alto do pódio, Marc Márquez (Gresini Racing MotoGP™) reinou supremo mais uma vez no Gran Premio Red Bull di San Marino. A frieza do #93 em condições difíceis estava de volta, japostou em não trocar de moto em um momento crítico da corrida e deu certou, partindo para suas primeiras vitórias consecutivas desde 2021.
O atual campeão Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) também optou por não trocar a moto
Por fim, Enea Bastianini (Ducati Lenovo Team) assumiu a última posição no pódio, mantendo seu histórico de 100% de pódio na MotoGP™ em Misano e ganhando vantagem sobre Martin na classificação.
Agora, Bagnaia está a apenas 7 pontos de Martin na luta pelo título mundial. O espanhol tem 312 e o piloto da Ducati Lenovo tem 295.